Síndicos Planning lança prêmio para reconhecer boas práticas na gestão condominial

Com a missão de promover ações para a qualificação e a profissionalização dos síndicos e Administradoras de Condomínios, o Síndicos Planning lança um prêmio que irá revelar a força dos profissionais e das marcas catarinenses que se destacam em suas atividades, gerando valor para todos os players do ecossistema condominial.

Inscrições para o Prêmio Síndicos Planning estão abertas e seguem até 30 de maio para síndicos e Administradoras de Condomínios nas categorias Eficiência na Gestão, Sustentabilidade, Inovação e Ação Social (participação comunitária).

As iniciativas inscritas no Prêmio Síndicos Planning serão analisadas, durante o mês de junho, por um comitê de jurados formado por entidades representativas do setor de gestão condominial de Santa Catarina, profissionais e membros do corpo diretivo de universidades e personalidades reconhecidas do segmento. Eles terão a missão de avaliar os cases de acordo com critérios de clareza e objetividade, inovação e criatividade, demonstração de resultados, sustentabilidade e relevância (efetividade). Cada uma das quatro categorias terá as três melhores ações destacadas, totalizando 12 participantes que passarão para a próxima etapa.

A partir do dia 1º de agosto até 15 de setembro, os selecionados terão seus trabalhos divulgados no formato de vídeo no site do Síndicos Planning e será iniciada a votação dos vencedores de cada um dos grupos. Podem participar da escolha virtual síndicos, administradoras de condomínios, companhias fornecedoras de produtos e serviços desse nicho e o público em geral.

Autointitulado embaixador do prêmio, Luiz Kiyoshi Nakayama é um entusiasta da medida que, para ele, valorizará as pessoas e empresas que estão buscando novos conhecimentos e soluções e ajudará na qualificação da área. Além disso, Nakayama – que atua há 15 anos como síndico profissional e tem uma empresa de gestão condominial em conjunto com o filho, Bruno Nakayama, através da qual atende a nove clientes em Florianópolis (SC) – frisa que a premiação permitirá o contato com o que está sendo feito de bom em outros empreendimentos e com as práticas que podem funcionar e trazer benefícios para os condomínios que administra. “Dessa forma, todos ganham e o mercado se fortalece como um todo”, defende. 

Formado em Engenharia Química e com mais de 30 anos de experiência no segmento de análise de projetos de um banco, Nakayama sempre quis ter o próprio negócio e viu na gestão condominial uma oportunidade para empreender sem correr grandes riscos. Como muitos no setor, ele começou sendo eleito síndico do prédio onde morava e desde então não parou mais. “Foi lá que aprendi a lidar com dinheiro, funcionários, com os condôminos e essa vivência auxiliou bastante na minha vida”, conta. Quando iniciou percebeu que havia muito amadorismo no nicho e muitas pessoas que acabavam no cargo por falta de opção. “Por isso, ao longo dos anos fiz muitos cursos e participei de palestras para me aperfeiçoar e propor coisas novas aos clientes. Há cerca de três anos, recebi o certificado de Síndico 5 Estrelas (respaldado pela Fundação Vanzolini, uma das principais certificadoras do Brasil), que é mais um diferencial no mercado e mostra a importância de sempre procurar melhorar e se capacitar”, detalha.

A chance de ser reconhecido na área e poder compartilhar iniciativas e os resultados que elas trazem para os condomínios são outras vantagens que Nakayama vê na criação do Prêmio Síndicos Planning, o qual pretende divulgar na capital catarinense onde mora e trabalha. Ele adianta que ainda não decidiu quais os cases que irá inscrever, mas já tem duas possibilidades em vista. Uma delas envolve uma ação para a economia de água em um dos empreendimentos que administra. “Adotamos um controle e verificação diária das instalações das unidades para evitar vazamentos e desperdícios, o que levou a uma redução de cerca de 50% no valor da conta de água desse cliente”, descreve. Para dar certo, a medida contou também com o envolvimento e conscientização dos moradores para o consumo racional desse recurso. A outra atividade que Nakayama planeja cadastrar refere-se à instalação de placas fotovoltaicas em um condomínio comercial, que já vem apresentando um ganho substancial em economia de energia elétrica, isso sem falar nos seus benefícios ambientais e de sustentabilidade.