Análise dos balancetes em condomínios

Foto: Banco de Imagens

Razões para a análise:

  • Este é o principal instrumento de prestação de contas do síndico;
  • Se existem irregularidades cometidas;
  • Como está a situação financeira do condomínio;
  • Se está conforme as Normas, Convenção, Regimento Interno e as Leis;
  • Responsabilidade de todos estão sendo cumpridas;
  • Prejuízos causados estão sendo ressarcidos;
  • Situação dos funcionários;
  • Fundamentam o parecer dos conselheiros e a aprovação das contas do síndico.

O que verificar?

  • Saldo do banco da conta corrente, das aplicações e do fundo de reserva: no começo (e tem que ser igual ao fim do mês anterior) e fim de mês da contabilidade x extratos. Proporção do saldo com contas a pagar;
  • Se tem extrato e documentos (nota fiscal, boleto, demonstrativo e comprovante de pagamento para os débitos) de todos os créditos e débitos lançados no extrato do Banco;
  • Se houve retenções previstas em lei como INSS, PIS, ISS, IRRF, e se foram recolhidas;
  • Se datas dos documentos batem com o início e fim dos períodos;
  • Pagamentos atrasados, caso tenha multa, se esta foi ressarcida por quem é devido, se houve duplicidade de pagamentos e recebimentos e se os mesmos foram regularizados;
  • Pagamentos e recebimentos não identificados (se foi feito o possível para identificar), pois podem gerar problemas futuros;
  • Gastos em termos quantitativos ou de valores compatíveis, e razoáveis com o mercado;
  • Recibos completos, não rasurados, verificar a descrição do gasto e a execução deste serviço, com retenções necessárias;
  • Comparação de balancetes verificando aumentos excepcionais ou falta no mês de despesas e receitas;
  • Atrasos nas entregas, ou desorganização de balancetes, pois pode camuflar fraudes e irregularidades;
  • Encargos ou despesas lançados em conjunto, dificultando a identificação;
  • Valores grandes ou com pagamentos regulares tem que ser verificados;
  • Pagamento e compatibilidade de todas as despesas fixas, como: salários, impostos, água, energia, gás, manutenções contratadas (jardim, elevador, bombas, piscinas, gerador, terceirizadas, verificar os contratos) despesas não justificadas;
  • Documento de pagamento e não somente de agendamento (pois este pode ser cancelado);
  • Verificar o holerite se está completo e tem todas os descontos;
  • Falta de folhas (ou rasuradas ou ainda ilegíveis) no caderno de balancete;
  • Falta de extrato ou rasurado;
  • CNDs:  Receita Federal, Estado, Municipal, FGTS;
  • Despesas realizadas x previsão orçamentária;
  • Fundo de reserva, se foram realizados os depósitos de acordo com o recolhido e se as utilizações (despesas extraordinárias) foram lançadas e aprovadas em assembleia e pelo conselho;
  • Ou gastos com obras dentro do limite do aprovado, ou do uso livre da convenção para o síndico;
  • Se obrigações em dia com bombeiros: AVCB, sinalizações de segurança e alarme, extintores e teste de mangueiras;
  • Prazo dos serviços necessários: limpezas caixa d’água e caixa de gordura, bombas, elevadores, assistência piscina, assistência academia, extintores, jardins etc.;
  • Vigência dos seguros com valores e cláusulas compatíveis;
  • Assinaturas no balancete, holerites e recibos;
  • Valores em caixa elevados ou negativos, acima do permitido pela Convenção;
  • Informes dos inadimplentes e situação destes;
  • Emissão e recebimentos de multas comportamentais;

O que exigir?

  • Previsão Orçamentária X realizadas no mês, para fazer o acompanhamento orçamentário; 
  • Solicitar inclusão do resumo anual de despesas na pasta, para conferir possíveis oscilações nos contratos mensais e contas de consumo, mês a mês; 
  • Solicitar inclusão de gráficos comparativos de despesas e receitas; 
  • Verificar o Plano de Contas para avaliar a classificação das despesas, conferindo se a administradora lançou as despesas nas contas contábeis corretas; 
  • Solicitar a inclusão periódicas das principais CNDs (Certidões Negativas de Débitos) do condomínio na pasta de prestação de contas, para aferir que não haja nenhuma dívida pendente para o condomínio;
  • Se a documentação trabalhista está regularizada. 
  • Verificar os comentários (se houver) da contabilidade e do síndico;
  • Peça a inclusão dos três orçamentos para despesas extras de grande volume que tenham ocorrido no mês.

Pequenas irregularidades todos cometem, mas se aumentar, então é crime.

Luiz Kiyoshi Nakayama
Sócio da Nakayama Gestão Condominial Ltda.